Sesimbra

Sesimbra | Capela de São Sebastião inaugurada após obras de reabilitação

A Capela de São Sebastião, o templo mais antigo da vila de Sesimbra, é inaugurada a 12 de dezembro, após obras de reabilitação levadas a cabo pela Câmara Municipal de Sesimbra.

A cerimónia de inauguração está agendada para as 11h00, com o descerramento da placa pelo presidente da Câmara Municipal de Sesimbra, Francisco Jesus, seguindo-se a apresentação e visita ao monumento com o arquiteto Armindo Pombo.

A capela, situada na Rua D. Sancho I, em Sesimbra, foi construída em 1484 pelos mareantes e mandadores sesimbrenses em devoção ao S. Sebastião, santo protetor contra a peste e doenças originadas por via marítima.

Apenas os registos das visitações das ordens religiosas dão algumas pistas de como seria a capela original.

A Visitação da Ordem de Santiago, em 1516, refere que seria feita de «paredes de pedra e barro, madeira de castanho, [e] ocupava uns modestos 93,7m2» e sabe-se ainda que a capela-mor teria paredes forradas a azulejos.

Com várias reconstruções e usos ao longo de cinco séculos, até chegar ao estado de ruína, a Capela foi alvo de um cuidadoso trabalho de recuperação, que começou em 2017, com as sondagens e escavações arqueológicas, para se perceber como o edifício foi evoluindo no espaço e que usos teve ao longo do tempo.

Parte da obra foi executada com base em métodos tradicionais, com argamassas à base de cal e areia.

No seu interior, a traça original apresenta uma nave ampla, de onde se destaca o arco triunfal, uma peça muito importante de cantaria em pedra do Zambujal. A Capela de São Sebastião abre portas transformada num espaço cultural com uma das melhores vistas sobre a vila e o mar.

Fonte: Câmara Municipal de Sesimbra


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

comentário

  1. Mais uma para turista ver e obras necessárias continuam por fazer, buracos na estradas, pavilhão desportivo na escola secundária…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *