Atualidade

Será que vem aí um Verão com mais chuva do que o habitual?

Previsões de Samantha Burgess, vice-directora do Serviço de Alterações Climáticas do Programa Copérnico da União Europeia.

Depois de três anos com o padrão climático La Nina, que tem por efeito fazer baixar as temperaturas, o El Nino está de volta e pode ser mais forte do que em anos anteriores. Segundo declarações de Samantha Burgess, vice-directora do Serviço de Alterações Climáticas do Programa Copérnico da União Europeia, ao jornal Público, “este El Niño será mais forte do que vimos no passado”.

A responsável antecipa assim anos mais quentes e com mais chuva, mas sendo o padrão, não é um dado adquirido. Samantha Burgess refere ainda assim que as previsões são que 2023 tenha um ano Verão “mais húmido do que a média no Mediterrâneo, e na Península Ibérica em particular”.

Em resumo, tanto podemos contar com dias de precipitação suave como com temporais súbitos. Se a chuva é bem-vinda, nomeadamente com a seca que Portugal atravessa, já os temporais são prejudiciais para os solos.

A primeira previsão da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA (NOOA), divulgada a 8 de Junho, estima uma probabilidade de 84% de o El Niño ultrapassar o nível moderado no Inverno e de 56% de que seja forte.

O El Niño tem origem no oceano Pacífico oriental, junto à costa do Peru e do Equador. Sendo um fenómeno conhecido há quatro séculos, foi com o aquecimento global registado nas últimas décadas que ganhou maior importância.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *