Distrito de SetúbalDistritosMontijo

Semana Verde do Montijo comemora o Dia Mundial da Árvore

De 18 a 23 de março, a Semana Verde do Montijo comemora o Dia Mundial da Árvore e sensibiliza a comunidade para a adoção de boas práticas ambientais.

Este ano, a árvore-emblema é a oliveira que será ofertada aos munícipes e plantada, simbolicamente, no dia 21 de março, às 15h30, no Jardim Casa Mora.

Em 2019, a Semana Verde aposta no modelo parking day com o objetivo de dar mais visibilidade à iniciativa e sensibilizar a comunidade para a não utilização do automóvel no centro da cidade e por isso, ao longo da semana, o separador central da Avenida 25 de Abril, entre a Biblioteca Municipal e o Jardim Casa Mora, estará vedado ao estacionamento e no local vão decorrer diversas atividades.

Para além da distribuição de oliveiras (conforme disponibilidade de stock), vão existir momentos de lazer, de leitura, atividades para crianças, sempre numa abordagem pedagógica no sentido de promover a sensibilização ambiental.

De 18 a 22 de março, há no local um espaço de leitura. No dia 18 de março, entre as 10h00 e as 12h00, existirá um posto móvel do veterinário municipal que estará a realizar a vacinação contra a raiva e a microchipagem dos animais de estimação.

No dia 20 de março, entre as 10h00 e as 16h30, o Posto de Turismo do Montijo dará a conhecer as ofertas turísticas do concelho, do campo à cidade.

As atividades principais vão decorrer no Dia Mundial da Árvore, 21 de março. Das 10h00 às 16h30, o atelier “Semear para Crescer” vai ensinar às crianças mais sobre hortas.

Também para os mais pequenos, às 15h00, no Jardim Casa Mora, a Hora do Conto é dedicada à história “A Árvore Elvira”. De seguida, no mesmo local, terá lugar a plantação simbólica de oliveiras.

A Semana Verde vai prosseguir ao longo do dia 22 de março, no corredor central da Avenida 25 de Abril, com um convite para relaxar, beber um chá e comer fruta fresca.

Para terminar, o dia 23 de março é dedicado aos animais, com o Dia do Cão. Das 10h00 às 12h00, haverá demonstrações de agilidade e obediência e um workshop de treino básico para cães e donos pelo Doggy Clube (inscrições limitadas).

No Jardim Casa Mora irá decorrer o II Encontro Nacional de Furões.

A Semana Verde é promovida pela Câmara Municipal do Montijo, através da Casa do Ambiente, com o objetivo principal de sensibilizar a população para a importância da preservação das árvores visando o equilíbrio ambiental e ecológico, e a promoção da qualidade de vida dos cidadãos.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *