País

Se vai de férias para o Algarve, tenha cuidado com esta alga

Alga japonesa chamada 'Rugolopteryx oxamurae' está a invadir praias e zonas costeiras em toda a Europa.

Uma espécie de alga japonesa chamada ‘Rugolopteryx oxamurae’ está a invadir praias e zonas costeiras em toda a Europa. Portugal, em particular a zona do Algarve, não tem escapado à invasão que, segundo os especialistas, vai alastrar-se ao resto da costa portuguesa, o que se reflecte num grande problema para os ecossistemas.

Segundo a rádio Renascença, as praias de Albufeira e Portimão estão entre os areais mais atingidos pela alga, que cobre o fundo rochoso das praias, sendo que, só no Carvoeiro, numa extensão de cerca de 90 metros, foram retiradas 300 toneladas.

Em alguns casos, a alga chegou a acumular-se até 1,30 metros de altura, tornando impossível o acesso dos banhistas à água. Na parte menos afectada, havia 60 centímetros de altura de algas e nas zonas mais complicadas, as algas chegavam acima da cintura de um adulto. Este efeito leva ainda a que polvos e outras espécies animais se afastem da zona costeira.

Recorde-se que já no ano passado o Algarve tinha sido afectado por esta mesma alga, tendo sido retiradas das praias e da costa mais de 400 toneladas deste tipo de planta.

Foi inclusivamente criado na Câmara Municipal de Lagoa um grupo de trabalho para estudar esta alga, de forma a desenvolver medidas para controlar os efeitos nos ecossistemas e os danos causados.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *