Uncategorized

Santiago do Cacém vai ter segunda EIP com Bombeiros de Santo André

O município de Santiago do Cacém e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Santo André assinaram o protocolo que determina as condições de contratação e funcionamento da Equipa de Intervenção Permanente (EIP), que irá ficar sediada no quartel da corporação.

A cerimónia decorreu no dia 13 de Dezembro, na sala de sessões do edifício-sede do município, e estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal, Álvaro Beijinha, o presidente da Direção da Associação Humanitária dos Bombeiros de Sando André, Vítor Ferrinho, e o Vice-Presidente, Jorge Farias.

A assinatura deste protocolo foi acompanhada pelo Vereador da Câmara Municipal, Albano Pereira, e o responsável pelo Serviço Municipal de Proteção Civil, Fernando Dinis Silva.

O protocolo que tem caráter tripartido será, pelo que também será assinado pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, e está sujeito à homologação do Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro.

Com esta assinatura formaliza-se a constituição da segunda EIP no concelho.

A primeira foi formada por elementos da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Cercal do Alentejo.

Esta EIP é constituída por cinco bombeiros que têm a exclusiva missão de assegurar em permanência a prontidão na resposta às ocorrências, como o combate a incêndios, o socorro às populações em caso de acidentes ou catástrofes, o socorro em segunda intervenção, no âmbito da urgência pré-hospitalar, a minimização de riscos em situações de previsão ou ocorrência de acidentes graves, entre outras funções.

As EIP podem colaborar em atividades de proteção civil no âmbito das competências dos municípios que se enquadrem nas missões dos corpos de bombeiros, nomeadamente no âmbito da prevenção. No entanto, não podem efetuar transporte de doentes não urgentes.

O protocolo é válido por um período de três anos, sendo renovável automática e sucessivamente por igual período.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *