País

Saiba como proteger-se do tempo frio que está a chegar

O Inverno vai fazer a sua chegada ‘a sério’ nos próximos dias, depois de um tempo relativamente ameno, com o mês de Dezembro a registar as temperaturas mais elevadas dos últimos 95 anos, apesar da precipitação intensa.

As temperaturas vão descer bastante, devido à passagem de uma frente polar, e por isso é tempo de se preparar para atenuar os efeitos do frio, que irá fazer-se sentir sobretudo a partir do início da tarde de terça-feira, 17 de Janeiro.

O vento, esse vai começar a fazer-se sentir já a partir de segunda-feira, o que vai aumentar o desconforto térmico, o que levou também o IPMA a colocar todo o litoral de Portugal Continental em alerta laranja no dia 17 de Janeiro, assim como os distritos da Guarda e de Castelo Branco.

Sob aviso amarelo vão estar os distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Bragança, Porto, Viseu, Aveiro e Coimbra, também devido à previsão de vento forte.

Apesar destes avisos, não se trata de um «evento extremo», como explica o site de meteorologia ‘O Tempo na Margem Sul’.

«Esta injecção de ar muito frio virá acompanhada de valores temporariamente baixos de humidade relativa que, a juntar ao vento forte a muito forte, irão provocar aquela sensação de que o frio ‘até corta’. Para terem uma ideia, uma temperatura de 7ºC, com uma rajada de vento de 80 km/h, faz com que a sensação térmica (na pele) seja de, aproximadamente, 0ºC.»

Prevenir e proteger

Para se proteger, procure vedar portas e janelas, assim como frestas que surgem nas casas mais antigas. Toalhas colocadas junto destas podem ajudar bastante a diminuir as correntes de ar, e a manter o calor dentro das habitações.

Mantenha também as portas e janelas bem fechadas, e as persianas corridas, para evitar que o vento forte as danifique.

Recolha e acondicione objectos que estejam nas varandas e que possam ser levados ou arrastados pelo vento muito forte, já para não falar em animais que ali se possam encontrar, ou em quintais, que devem ser SEMPRE recolhidos e agasalhados.

Quando andar na rua, seja de carro ou a pé, tome todas as precauções ao passar em zonas com árvores, estruturas de obras, andaimes, gruas ou até painéis publicitários.

É importante reforçar as camadas de roupa, em especial nos idosos e crianças, não descartando o uso de gorro, luvas e cachecol, para proteger as partes mais sensíveis, e se possível, usar o cachecol ou a máscara para proteger o sistema respiratório (nariz, boca), evitando respirar o ar muito frio.

“Proibidas” nesta altura estão as actividades de esforço ao ar livre, como o exercício físico. Terá muito tempo para fazer ‘aquela corrida’ à beira-mar, num futuro próximo.

Em termos de segurança, garantir que as saídas de lareiras estão desimpedidas, e no caso dos aquecedores e aparelhos eléctricos de aquecimento, nunca os deixe ligados durante muito tempo, nem permaneça muito próximo destes.

É preferível optar por bebidas quentes e sopas reconfortantes, porque tal como durante o tempo de calor, também no frio a hidratação é muito importante, com especial cuidado para os idosos e crianças, porque podem não se queixar de sede, mas necessitam de se hidratar.

Perante a situação de alertas lançados pelo IPMA para a agitação marítima, é de evitar a aproximação de zonas costeiras, porque podem ocorrer galgamento nessas zonas.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *