Atualidade

Reabilitação da Ponte Marechal Carmona terá custo de 22 milhões de euros

A icónica Ponte Marechal Carmona, entre Vila Franca de Xira e o Porto Alto, e a única de passagem gratuita na ligação entre duas margens do Rio Tejo, vai ser alvo de obras de reabilitação por parte da Infraestruturas de Portugal (IP).

O concurso foi lançado em Diário da República e terá um investimento de 22 milhões de euros.

A intervenção contempla a reabilitação geral, incluindo o tabuleiro rodoviário, assim como o reforço da segurança estrutural da ponte à ação sísmica.

«A concretização deste investimento irá assegurar a reabilitação e reforço estrutural da Ponte Marechal Carmona, inaugurada em 1951, prolongar a sua vida útil e aumentar os níveis de capacidade e segurança estrutural, adequando às exigências regulamentares atualmente em vigor, nomeadamente, em relação à resistência de ação sísmica» explica o comunicado da entidade.

Os trabalhos vão incluir o reforço dos pilares da ponte, junto à base; a substituição dos aparelhos de apoio nos pilares-parede, encontros e pilares marginais por novos apoios de isolamento sísmico; além da substituição das juntas de dilatação do tabuleiro, para acomodar os deslocamentos sísmicos.

Também está prevista a execução de impermeabilização e repavimentação do tabuleiro, bem como a proteção geral e tratamento local das estruturas metálicas.

A introdução de amortecedores entre o tabuleiro e os pilares marginais, assim como a reparação de zonas danificadas do betão, além de melhorias dos sistemas de recolha e drenagem da água nas juntas de dilatação do tabuleiro também fazem parte da empreitada, segundo a IP.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *