Festas PopularesReligiãoSesimbra

Quinta de São Payo volta a encher-se com a luz de Nossa Senhora

Depois da pausa forçada devido a pandemia de Covid-19, a Quinta de São Payo voltou a receber a tradicional celebração da Nossa Senhora da Luz. O segundo fim-de-semana costuma ser marcante para os devotos de uma das santas mais populares do concelho de Sesimbra. Durante este fim-de-semana, centenas de habitantes puderam prestar presencialmente culto a sua padroeira.

Várias gerações de sesimbrenses, e não só, juntaram-se para festejar mais uma Festa da Luz. O primeiro dia teve a ladainha a Nossa Senhora da Luz e hastear das bandeiras. Em outros anos era habitual neste dia saltar a fogueira e maravilhar-se com fogos-de-artifício. A festa deste ano foi organizada pelo Motoclube de Cezimbra e Agrupamento de Escuteiros 350 de Santana. Na Quinta, onde acontece esta histórica celebração, existiam vários stands. Estes não só de gastronomia, mas também de artesanato, uma representação do PCP e da Associação Solidária 4 Estações.

Da programação apresentada, o ponto alto aconteceu na tarde de domingo quando se realizou a missa e a procissão em redor da Quinta. Este foi um momento que contou com as autoridades oficiais e onde os crentes puderam agradecer a volta desta festa e pediram proteção para um novo ano que começa com o fim das férias de verão. Como é habitual em qualquer festejo popular, a música não faltou. Os três dias foram preenchidos pela banda de covers Akunamatata, o Trio da Terra e o DJ Paulo Trindade. Os bailaricos, muito do gosto dos sesimbrenses, também aconteceram.

O grande concerto aconteceu no sábado de noite. A cantora Micaela, que se apresentou numa cadeira de rodas, atuou perante uma plateia repleta que cantou da primeira a última canção.  


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *