PaísSociedade

Quase 70% das portagens classe 1 vão subir em janeiro

A partir do dia 01 de janeiro de 2023, 67% das portagens classe 1 vão subir em Portugal, em conformidade com o Conselho de Ministros. O aumento mais evidente acontece na A2 Lisboa/Algarve, com o aumento a chegar aos 1,10 euros.

“A Brisa Concessão Rodoviária informa que, no dia 1 de janeiro de 2023, entra em vigor o novo tarifário de portagens nas autoestradas […]. Assim, 62 das 93 taxas de portagens aplicadas na classe um (67% do total) serão atualizadas”, indicou a empresa.

Os portugueses que vão sentir de forma mais acentuada o aumento são os que utilizam a A2 – Lisboa/Algarve, que regista um aumento de 1,10 euros e de 1,05 euros na A1 – Lisboa/Porto. Na A6 – Marateca/Caia, o aumento será de 0,60 euros

Já as taxas, também para a classe um, na A1 – Sublanço de Alverca (A1/A9)/ Vila Franca de Xira II, A5 – Lisboa/Oeiras, A1- Sublanço Vila Franca de Xira II/ Vila Franca de Xira I, A1 – Sublanço Espinho (IC24)/Carvalhos e na A4 – Sublanço Ermesinde/Valongo vão ficar inalteradas.

O valor agregado ao aumento das portagens corresponde a uma subida de 4,9% a partir de janeiro, sendo a medida anunciada a 22 de dezembro pelo atual ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos.

“Era para nós claro que um aumento de 9,5% e 10,5% era insuportável, mas também há contratos e responsabilidades […] e tentámos encontrar uma solução equilibrada que permitisse um aumento menor”, explica.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *