Almada

Protestos levam a requalificação na ES António Gedeão

A Câmara Municipal de Almada avança com obras na Escola Secundária António Gedeão, onde os alunos têm aulas em instalações precárias desde a década de 1990.

O estabelecimento de ensino, localizado no Feijó (concelho de Almada), tem aulas a decorrer em pavilhões provisórios há 30 anos e será alvo de requalificação. O plano prevê obras no edificado existente, a demolição das instalações pré-fabricadas e ainda a construção de 3 novos blocos, com novas salas de aula, um espaço polivalente e um auditório.

A proposta para a elaboração do projeto, que será alvo de concurso internacional, foi aprovada por unanimidade em reunião de Câmara realizada esta segunda-feira, dia 7 de agosto.

“Esta ampliação da António Gedeão é muito importante, não só porque substitui a parte degradada da escola, mas porque vai permitir a construção de espaços que possam permitir uma verdadeira participação da comunidade na escola”, referiu Teodolinda Silveira, vereadora responsável pelo pelouro da Educação no município de Almada, durante a reunião camarária.

Trata-se de “um passo importantíssimo no sentido de avançar com a requalificação”, sublinho o vereador José Pedro Ribeiro, que detém a pasta das Infraestruturas e Obras Municipais, explicando que o projeto de execução ascende ao valor de mais de 440 mil euros.

No que diz respeito ao valor global da obra, que será candidata ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), não está ainda fechado. A requalificação da António Gedeão, escola frequentada por mais de mil alunos, é uma obra há muito tempo aguardada por toda a comunidade educativa.

Ainda em março deste ano, os alunos da escola organizaram um protesto, no qual denunciaram a falta de condições na escola e exigiram a realização de obras urgentes. Ao protesto juntaram-se professores, pais e auxiliares.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *