Almada

Protesto no HGO contra encerramento das urgências pediátricas

As Comissões de Utentes de Saúde de Almada e Seixal organizaram esta manhã um protesto frente ao Hospital Garcia de Orta, posicionando-se contra a situação recorrente de encerramento das urgências pediátricas naquele estabelecimento hospitalar.

Mais de cem pessoas participaram na manifestação «que foi feita devido ao agravar da situação, a repetição do problema que vem confirmar que é estrutural. É exatamente para travar isto e para que sejam tomadas medidas efetivas», explicou à Lusa José Lourenço, da Comissão de Utentes da Saúde do Seixal.

«Entendemos que a administração está de pés e mãos atadas, porque depende da tutela. Quando a tutela autoriza que seja feito um concurso para três pediatras, quando estão em falta 12, ninguém aparece ao concurso porque sabiam que esses três iriam fazer o trabalho de 12».

O serviço do Hospital está encerrado pela quarta vez em outubro, devido à falta de médicos na urgência pediátrica, em que trabalham sete especialistas, dos quais apenas quatro fazem noites porque têm menos do que 55 anos.

O presidente da Federação Nacional dos Médicos (FNAM), João Proença, que já exerceu no Garcia de Orta, mostrou-se hoje solidário com o protesto e apelou ao Governo para que «mude a lei de gestão. É preciso criar atração aos médicos para dignificar a carreira médica, com novas medidas salariais para que as pessoas se motivem a trabalhar no SNS. É um desastre enorme que um serviço que era uma referência nacional, com o professor Torrado da Silva, e que tem vindo a destruir-se aos poucos ao ponto de ninguém querer vir trabalhar aqui no hospital.»

Também a dirigente do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses, Zoraima Cruz Prado, defendeu que a Ministra da Saúde, Marta Temido, «tem que dar capacidades e dotar o SNS de meios para poderem fixar os trabalhadores».

A deputada do Bloco de Esquerda e vereadora na Câmara Municipal de Almada, Joana Mortágua, também mostrou o seu apoio, frisando que o Ministério da Saúde «deve utilizar todos os meios ao seu dispor para conseguir fixar médicos».


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *