País

Protecção Civil avisa que este Verão “vai ser muito perigoso e mais difícil” do que o anterior

Brigadeiro-General José Manuel Duarte da Costa lança alerta à população.

O presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC) alertou esta sexta-feira que o Verão de 2023 “vai ser mais difícil” do que o do ano passado em matéria de incêndios, mas ainda assim garantiu que o país está preparado.

“Aquilo que prevemos é um Verão muito perigoso e por isso pedimos a ajuda de todas as pessoas”, disse o Brigadeiro-General José Manuel Duarte da Costa, durante uma conferência de imprensa para apresentação do Relatório de Actividades do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais de 2022.

Segundo o responsável, o trabalho que está a ser feito pretende acautelar “um Verão ainda mais difícil” do que o registado em 2022, aproveitando, por isso, para pedir ajuda a todos os portugueses e que tenham isso em mente no momento de usar o fogo.

“Prevemos que as coisas vão piorar muito ainda no fim no Julho e no mês de Agosto”, disse Duarte Costa, acrescentando, no entanto, que o país está preparado e que há um dispositivo “ajustado” ao planeamento que tem vindo a ser feito.

Relativamente ao dispositivo existente, o presidente da ANEPC disse que há mais meios terrestres, humanos e mais meios aéreos, além de um “encaixe financeiro para os incêndios superior ao dos últimos anos”, o que constitui um “sistema muito robusto”, que “permite garantir com fiabilidade e confiança uma campanha que pode dar segurança aos portugueses”.

Já o presidente do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) salientou que há muito trabalho de prevenção feito, com “dezenas de milhares de hectares limpos e dezenas de milhões de euros”.

“Só em 2022 investimos 15 milhões de euros em maquinaria que tem estado a fazer trabalho de prevenção, a limpar mato, a abrir caminhos, modernizámos o programa dos sapadores florestais”, apontou Nuno Miguel Banza.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *