País

Proteção Civil vai encorpar novo sistema de avisos à população

A secretária de Estado, Patrícia Gaspar, em conjunto com o presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), Duarte da Costa, pronunciou-se esta terça-feira na comissão parlamentar de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias acerca das condições meteorológicas adversas que provocaram cheias na cidade e Lisboa no passado dia 07 de novembro de 2022, numa audição pedida pelo partido Chega.

“Queremos fazer mais e há aqui uma margem de crescimento naquilo que diz respeito à componente do aviso à população. O nosso objetivo, e estamos a trabalhar nele, é passar dos avisos por SMS para um sistema de difusão celular”, disse Patrícia Gaspar no parlamento.

De acordo com a Agência Lusa, a Proteção Civil tem, desde 2008, um sistema preventivo à população que é feito através do envio de SMS, que é emitido a todos os cidadãos que se encontrem nas áreas que estão sob aviso de condições meteorológicas adversas.

Patrícia Gaspar indicou que o Executivo está a trabalhar num novo sistema de avisos à população “antes deste episódio” das cheias na região de Lisboa ter ocorrido, tendo feito “os primeiros contactos exploratórios com as entidades que têm capacidade para desenvolver este tipo de sistemas”.

“Já fizemos uma primeira reunião de trabalho com a ANEPC, já tivemos uma reunião agendada com a área das infraestruturas, temos que envolver a Autoridade Nacional das Comunicações para esta questão”, disse, estimando que este novo sistema esteja a funcionar daqui a “um ano ou ano e meio”, acrescentou.

Ainda de acordo com a Lusa, o sistema de difusão Celular é um método de envio de mensagens para vários usuários de telefones móveis, podendo alcançar um grande número de telefones de uma só vez.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *