Grândola

Projeto de Arqueologia Comunitário reabilita monumento megalítico no Lousal

Foi no início deste mês que o projeto de reabilitação do monumento megalítico do Lousal foi apresentado. Este projeto de arqueologia comunitária é apoiado pela Câmara de Grândola e procura devolver à sociedade o pleno usufruto daquele equipamento histórico.

Foi no Salão do Lousal, concelho de Grândola, que o projeto de reabilitação do monumento megalítico foi apresentado ao público presente. A requalificação vai permitir uma visita livre e sem quaisquer obstáculos no local, para além da acessibilidade fácil que irá ser implementada no monumento, a informação fácil também é uma das preocupações deste projeto, terá que facilitar a leitura e compreensão do visitante, possibilitando assim a sua utilização social e pedagógica.

Será construído no local um passadiço de acesso, e o monumento beneficiará também de um enquadramento paisagístico e visual mais harmonioso com o meio natural onde está inserido.

A escavação no local, decorrerá até ao dia 28 deste mês, tem uma componente arqueológica comunitária, uma vez que está a ser realizada por técnicos do setor do património da autarquia alentejana, a equipa é composta por jovens do concelho que estão inseridos no âmbito do projeto municipal “Bora Lá Bulir”. A população também pode ser inserida a colaborar em todo o processo de valorização, preservação e também de divulgação do património histórico e cultural.

O monumento está localizado nas proximidades da vila do Lousal, e será um complemento de oferta cultural, turístico, científico e educativo da comunidade mineira.

Foi descoberto em 1952 por uma equipa dos Serviços Geológicos e Mineiros e desde então que tem levado a um interesse elevado do setor de arqueologia. Atualmente, Grândola conta com 16 sítios classificados de monumentos megalíticos.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *