Distrito de Lisboa

Projecto de eólicas ‘offshore’ não integra Sines na primeira fase

O Grupo de Trabalho para o planeamento e operacionalização de eólicas de origem ou localização oceânica, apresentou ao Governo o relatório com conclusões e recomendações aos membros do Governo responsáveis pelas áreas do Mar, da Energia e das Infraestruturas.

Entre as propostas do Grupo de Trabalho está a de que numa primeira fase, seja disponibilizada uma capacidade até 3,5 GW em Viana do Castelo, Leixões e Figueira da Foz, sujeita a um ou mais procedimentos concorrenciais.

A restante capacidade deverá ser atribuída em fases subsequentes, até 2030, perfazendo 10 GW, e integrando nessa altura Sines.

Até setembro, o Grupo de Trabalho irá aprofundar os modelos de procedimento concorrencial a realizar, em diálogo com os potenciais interessados. De seguida, serão divulgados os princípios subjacentes e aberto o período de manifestação não vinculativa de interesse.

 O primeiro procedimento concorrencial será aberto até ao final de 2023, iniciando-se com uma fase de pré-qualificação, de duração não inferior a três meses.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *