Distrito de Lisboa

Nova residência universitária em Lisboa oferece 320 camas acessíveis

A Câmara Municipal de Lisboa (CML) inaugurou residência universitária na Avenida Manuel da Maia, próximo ao Instituto Superior Técnico. Com a presença do Ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, e da Ministra da Juventude e da Modernização, Margarida Balseiro Lopes, a nova residência oferece rendas acessíveis entre 83 e 100 euros mensais.

A residência conta com dois pisos, salas de estudo, cozinhas e 208 quartos duplos e individuais, totalizando 320 camas. O objetivo é proporcionar alojamento acessível aos jovens estudantes, com rendas ajustadas aos rendimentos familiares, indo de encontro às dificuldades financeiras enfrentadas por muitos.

O presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, destacou que este investimento de 17 milhões de euros, com parte financiada pelo Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), reflete o compromisso em garantir oportunidades iguais para todos os estudantes.

Além desta residência, a Câmara Municipal planeia inaugurar mais oito residências, totalizando mais de duas mil camas, em locais como Ajuda, Marvila e Avenida 5 de Outubro.

A gestão da nova residência será realizada pela Universidade de Lisboa, com candidaturas já em curso. O Ministro da Educação realçou que esta iniciativa é crucial para promover a igualdade social e garantir que o ensino superior seja um verdadeiro “elevador social” para os estudantes de famílias de baixos rendimentos.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito