Distrito de Lisboa

Amadora celebra meio século de Liberdade no 25 de Abril

Amadora está prestes a assinalar um marco histórico: os 50 anos do 25 de Abril, um símbolo incontestável da liberdade e democracia em Portugal. As celebrações, que ocorrerão no dia 25 de abril, prometem uma jornada repleta de atividades para homenagear este evento tão significativo na história do país.

A cidade da Amadora prepara-se para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, um marco histórico que trouxe liberdade e democracia a Portugal. As celebrações iniciam-se às 09h00 do dia 25 de abril com o Roteiro 25 de Abril, um passeio de bicicletas pelas ruas da cidade em honra deste feriado nacional.

Às 09h30, terá lugar o Hastear da Bandeira nos Paços do Concelho, acompanhado pela Banda de Música da Sociedade Filarmónica Comércio Indústria da Amadora (SFCIA), seguido pela inauguração do painel de azulejo “Honrar quem trabalha”, da autoria de Alexandre Farto/VHILS.

A manhã prossegue com o “Jogo Peddy-Paper – Desafio 25 de Abril”, na Academia Militar da Amadora, às 10h00, e um concerto da Orquestra GeraShare às 10h15 nos Recreios da Amadora – Espaço Fernando Relvas, sob a direção da Maestrina Sandra Martins. Às 11h15, os Recreios da Amadora serão palco da Sessão Solene das Comemorações do 50.º Aniversário do 25 de Abril, com transmissão em ‘streaming’ no site da Assembleia Municipal da Amadora.

A efeméride inclui ainda a visita gratuita aos 50 outdoors da exposição “25 de Abril de 1974, quinta-feira” – fotografia de Alfredo Cunha, em autocarro panorâmico com partidas e chegadas nos Paços do Concelho, nos horários: 10h00, 11h30, 14h30 e 16h00. Na Galeria Municipal Artur Bual, onde a exposição estará patente até 23 de junho, serão realizadas visitas orientadas gratuitas às 10h30, 11h30, 15h00 e 16h00.

O programa completo das celebrações dos 50 anos do 25 de Abril – “Amadora, Cidade de Abril” pode ser consultado aqui, culminando por ocasião do Amadora BD, no mês de outubro.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito