País

Programa rescEU reforça frota de aviões de combate a incêndios rurais

O ministro da Administração Interna congratulou-se esta segunda-feira com a decisão da Comissão Europeia em renovar frota de aviões para combate a incêndios rurais.

O ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, expressou a sua satisfação com o anúncio feito esta segunda-feira pelo Comissário Europeu de Gestão de Crises, Janez Lenarčič, sobre o reforço da frota europeia de aviões que vão estar ao serviço de combate a incêndios rurais, este aumento dá-se no contexto do programa rescEU.

O investimento significativo de 600 milhões de euros será destinado à aquisição de 12 aviões de combate a incêndios rurais, sendo Portugal um dos seis Estados-Membros que receberá essas aeronaves como parte dessa medida. Esta iniciativa segue a defesa feita por Portugal, em 2022, no Conselho Europeu, para o reforço dos meios aéreos de combate a incêndios rurais e a antecipação da sua disponibilização conforme o calendário inicialmente estabelecido.

No verão de 2023, Portugal disponibilizou pela primeira vez meios aéreos de combate a incêndios rurais para o programa rescEU, com a instalação dos mesmos no Centro de Meios Aéreos de Castelo Branco.

O ministro José Luís Carneiro enfatizou a importância desse investimento, considerando os desafios impostos pelas alterações climáticas, que resultam em fenómenos climáticos extremos e um aumento da probabilidade de incêndios devido a temperaturas elevadas. Destacou ainda que a preparação para enfrentar esses desafios requer não apenas prevenção e preparação de recursos humanos, mas também o reforço de meios de combate aos incêndios rurais.

Os novos meios aéreos serão alocados principalmente em países do sul da Europa, onde o risco de incêndios rurais é mais elevado. No entanto, poderão ser mobilizados para qualquer Estado-Membro, reconhecendo que países do centro e do norte da Europa também enfrentam o fenómeno de incêndios rurais em grande escala.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *