Programa de vistos gold aumenta risco de corrupção em Portugal, indica estudo
Segundo o Índice de Percepção da Corrupção (CPI) 2022, da organização Transparência Internacional (TI), o programa de vistos ‘gold’ em Portugal “aumentou os riscos de corrupção” e “pressionou o mercado imobiliário”.
No relatório divulgado esta terça-feira, Portugal é criticado por estar a adiar a abolição daquele “controverso programa”, bem como por ter lançado a Estratégia Nacional Anticorrupção (ENAC) “sem directrizes ou plano de monitorização”, considerando-se que a aplicação de medidas anticorrupção no país é “fraca” e “lenta”.
No índice relativo ao ano passado, Portugal é avaliado no conjunto dos países da Europa Ocidental e União Europeia e obtém 62 pontos, sendo a classificação de 0 (percepcionado como muito corrupto) a 100 (muito transparente).
Portugal mantêm a pontuação de 2021 e continua abaixo da média da sua região (66 pontos), mas desce um lugar da 32.ª para a 33.ª posição.
Com o mesmo número de pontos e na mesma posição encontra-se a Lituânia, depois de Israel e da Coreia do Sul (ambos com 63 pontos) e antes do Botsuana (60 pontos).
Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito