País

Professores suspendem concentração mas não desistem da recuperação do tempo

Os sindicatos de professores suspenderam a concentração marcada para esta quinta-feira em Lisboa, junto à Presidência do Conselho de Ministros, mas mantêm a exigência da recuperação dos mais de nove anos de serviço, garantindo ter o apoio de mais de 60 mil professores.

A decisão de desmarcar a concentração de quinta-feira para exigir o início das negociações do tempo de serviço congelado foi anunciada hoje depois de os sindicatos terem sido convocados pelo Governo para dar início ao processo negocial, tal como previsto no Orçamento do Estado.

A decisão foi tomada pela plataforma que reúne as dez organizações sindicais. Na próxima segunda-feira, os sindicados vão reunir-se com o Governo a quem vão entregar um abaixo-assinado em que “mais de 60 mil professores manifestam o seu apoio às posições dos seus sindicatos e à proposta que será, de novo, apresentada”.

Os sindicatos só estão disponíveis para negociar o prazo e o modo de recuperar os 9 anos, 4 meses e 2 dias em que as carreiras estiveram congeladas.

Os professores querem um modelo de recuperação do tempo de serviço semelhante ao adotado na Região Autónoma da Madeira com a possibilidade de, por opção do docente, poderem usar parte desse tempo para superação da progressão aos 5.º e 7.º escalões.

A proposta dos sindicatos defende ainda que os docentes possam usar o tempo a recuperar para efeitos de aposentação.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *