CrimeEducaçãoJustiça

Professora julgada por maus tratos diz ter tido um “ato irrefletido” após dar puxão de orelhas a dois alunos

A docente que leciona na escola do 1.º ciclo do Pilado, Marinha Grande, foi presente a julgamento por maus tratos a dois alunos do primeiro ciclo, de 7 anos, e reconheceu que a sua atitude não foi a mais correta. “Nunca foi uma atitude que tivesse aplicado fosse onde fosse”

O Ministério Público abriu um processo à docente por má conduta e crime de maus-tratos.

O despacho de acusação indica que no dia 18 de Março de 2021, a professora estava a dar aulas aos dois alunos e que estes se encontravam agitados e desatentos “porque estes não se encontravam atentos”. De seguida, a docente foi ao encontro de um dos alunos, agarrou-o pelo braço e levou-o para fora da sala de aula, processo que viria a repetir com a segunda criança. “Disse para saírem da sala e para ficarem junto à porta de entrada, que estava aberta”

Segundo o Ministério Público, os alunos quando estavam no corredor continuaram a brincar com quem passava junto a eles. “Nesta sequência, os menores, porque se encontravam sozinhos no corredor da escola, começaram a brincar e sempre que alguém passava por eles diziam `pum, pum` e faziam como se estivessem a dar tiros”. Foi então que a docente se deslocou ao corredor e puxou as orelhas dos dois meninos, que vieram de imediato para dentro da sala de aula.

De acordo com o MP, esta ação mais agressiva da docente causou danos físicos às crianças, que os levou a recuperar em casa. Uma das crianças ausentou-se por três dias e outra por cinco.

A professora assumiu o ato “irrefletido” e referiu que nunca teve comportamentos semelhantes aos que a levaram a julgamento “Falámos sobre o que tinha acontecido e pedi desculpa pela minha atitude.”

Um dos alunos continuou na escola até ao final do ano letivo, o outro saiu no final do segundo período.

O julgamento vai agora prosseguir com audição de testemunhas e mais tarde serão determinadas as consequências para a docente.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *