EconomiaPaís

Prestação da casa pode aumentar até 234 euros este mês. Simule quanto vai pagar

O Banco Central Europeu (BCE) voltou a subir as taxas de juro na semana passada, e a medida poderá ter um impacto nas prestações de crédito habitação até 234 euros, de acordo com a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Saiba qual será o impacto no seu bolso. O Doutor Finanças disponibilizou um simulador da Euribor, ao qual pode acede aqui, e permite “ter uma ideia de como a sua prestação mensal será afetada pelo aumento dos juros”. 

Para obter um resultado mais preciso de acordo com a simulação que pretende, é necessário introduzir os seguintes dados no simulador:

  • O prazo da sua Taxa Euribor: 3, 6 ou 12 meses;
  • O mês em que a sua prestação irá mudar após a revisão;
  • Valor do seu spread;
  • Montante do capital em dívida;
  • Número de prestações em falta do seu crédito;
  • E por fim, selecionar o valor da taxa Euribor que quer simular.

“Embora muitas pessoas estejam alarmadas com a subida dos juros, saiba que a sua prestação mensal de crédito nunca sofrerá aumentos drásticos do dia para a noite. Afinal, o Banco Central Europeu atua de forma progressiva”, explica o Doutor Finanças.

Na prática, “quando a sua prestação é revista (de acordo com prazo da taxa Euribor que contratou), será aplicada a atualização da Euribor, sendo posteriormente somada ao valor do seu spread. Estas duas componentes, (taxa Euribor + Spread) dão origem ao valor da sua TAN (Taxa Anual Nominal), ou seja, à taxa de juros do seu crédito habitação”.

Uma das soluções passa por reavaliar as condições do empréstimo: “Fale com o banco onde obteve o financiamento e veja o que é possível fazer. Ou seja, tente perceber se há margem para o banco baixar o spread do seu crédito”.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *