Empresas

Pré-acordo para três anos já é uma realidade na Autoeuropa

Aumentos de 6,8% em 2024 é um das cláusulas que o pré-acordo tem para poder ser aprovado, por voto secreto, pelos cerca de 5 mil trabalhadores da unidade de Palmela, prevê ainda um aumento salarial mínimo de 2%, ou 0,5% acima da inflação em janeiro de 2025, e de 2,3%, ou 0,5% acima da inflação em janeiro de 2026.

O pré-acordo chegou a um consenso entre a Comissão de Trabalhadores e a administração da Autoeuropa este sábado e será válido por três anos caso os trabalhadores aprovem a medida por voto secreto.

O documento prevê um aumento salarial de 6,8%, com um mínimo de 100 euros por trabalhador em 2024.

Segundo a CT, o pré-acordo prevê ainda uma “majoração de 150% do prémio de objetivos de 2024” e um “prémio de 50% do salário médio para operadores ou salário individual dos especialistas”, para o lançamento do novo modelo que irá ser produzido na fábrica da Volkswagen de Palmela.

Na próxima segunda-feira, os trabalhadores vão ter conhecimento do documento que foi aprovado hoje pela CT e a administração, o documento prevê também o pagamento de horas extraordinárias, já comunicadas anteriormente.

“A Comissão de Trabalhadores considera que este entendimento salvaguarda aumentos reais de salário face a qualquer inflação”, refere o comunicado, adiantando que “este entendimento garante em três anos um aumento salarial de 175 euros para os salários mais baixos” e que os prémios resultantes desta negociação – prémio de objetivos, majoração em 2024 e prémio de lançamento de um novo modelo – poderão atingir os “6.000 euros nos próximos três anos”.

No início deste mês, a administração da Autoeuropa tinha apresentado uma proposta de aumentos salariais de 5% para 2024, valor que a Comissão de Trabalhadores considerou ser “inaceitável”.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

3 Comentários

  1. Empresa sempre na vanguarda! Talvez generosa demais para certa gente!

    1. José Miguel Nunes Gonçalves para quem passa o dia sentadinho esse comentário seria expectável! Gostava de o ver na linha a trabalhar dia e noite fins de semana e afins com pausas para comer miseráveis se calhar a opinião não era a mesma! As únicas dores que deve ter são nos dedos de escrever o dia inteiro no teclado!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *