País

Portugal vai para eleições legislativas em março de 2024

Presidente da República anuncia esta noite que Portugal irá para eleições legislativas em março de 2024.

Depois de António Costa, primeiro-ministro, apresentar a sua demissão ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, após de ouvir todos os partidos políticos com assento parlamentar, e reunir com o Conselho de Estado esta quinta-feira, decidiu dissuadir a Assembleia da República e anunciar novas eleições antecipadas para março de 2024.

A crise política instalada pelo caso “Influencer” que culminou com várias buscas na residência oficial do primeiro-ministro e em vários ministérios, incluindo o do ministro João Galamba, acabou por deitar Costa ao “chão” e apresentar a sua demissão ao Presidente da República.

Marcelo ouviu todos os partidos que foram na sua maioria a favor de novas eleições só com a exclusão do Partido Socialista (PS) que deu opção de formar novo governo, e por fim o Conselho de Estado que ficou dividido com eleições antecipadas e a manutenção do atual governo.

O Presidente da República falou aos portugueses há minutos onde avançou que as eleições vão ser realizadas em março de 2024, isto porque o país não pode ficar refém de cinco meses e com um orçamento parado nem os fundos comunitários como o PRR podem esperar por uma estabilidade governativa.

“Foi com sentido de Estado que eu tomo esta opção e marco eleições para março do próximo ano”, disse Marcelo.

Acusados estão cinco pessoas, incluindo o presidente da câmara municipal de Sines, Nuno Mascarenhas, que estão a ser ouvidos pela justiça. A incluir nas detenções está o chefe de gabinete de António Costa, Vitor Escária e o advogado Lacerda, também dois executivos da empresa que se instalou em Sines foram detidos pela PSP.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *