País

Portugal enfrenta risco elevado de escassez de água em 80% do território

No lote dos 50 piores países do mundo.

Portugal apresenta risco “elevado” de escassez de água entre 60 a 80% do território, com uma tendência de crescimento verificada até 2050, segundo um estudo do World Resources Institute (WRI), que coloca o nosso país entre os 50 piores em que há mais risco de falta de água em grande parte do território (43º lugar).

Segundo o estudo, atualmente, 25 países onde vive um quarto da população mundial enfrentam risco “extremo” de falta de água todos os anos, usando praticamente todas as reservas de água disponíveis todos os anos (até 80%).

Os dados revelam que 50% da população mundial, cerca de 4 mil milhões de pessoas, vive em condições de stress hídrico elevado por pelo menos um mês a cada ano. Portugal é um desses países.

As projeções apontam para que, mesmo num cenário optimista, de controlo de aumento das temperaturas médias globais em entre 1,3ºC e 2,6ºC até 2100, a procura global de água dispare em até 25% até metade do século. No Médio Oriente e Norte de África significará 100% do território com falta extrema de água até 2050.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *