País

Portugal | 27 mortes por afogamento em apenas três meses

Segundo dados da Federação Portuguesa de Nadadores-Salvadores.

Portugal registou 27 mortes por afogamento só nos primeiros três meses deste ano, uma subida de 12,5% em comparação com o mesmo período de 2022, segundo dados da Federação Portuguesa de Nadadores-Salvadores.

Ainda segundo os números do Observatório do Afogamento da federação divulgados em comunicado, as 27 mortes (22 homens, quatro mulheres e um cujo sexo não foi divulgado) já superam as 24 ocorridas no ano passado entre 1 de Janeiro e 31 de Março.

Segundo o organismo, o aumento de mortes em meio aquático “reveste-se de especial preocupação, pois 2022 foi um ano com especial aumento do afogamento em Portugal”.

A maior parte dos afogamentos ocorreram à tarde (48,1%), todos em locais não vigiados, e somente três foram presenciados e tiveram tentativa de salvamento. Janeiro foi o mês mais mortífero, com 10 mortes, seguido de Fevereiro, com nove, e Março, com oito.

O distrito de Leiria foi aquele onde se registaram mais mortes, com cinco, seguido de Faro (quatro), Lisboa e Setúbal (três cada), além do Porto e Santarém (dois cada).

Entre os locais onde se deram mais afogamentos, o mar foi o que causou mais vítimas, com nove, seguido do rio com oito. Foram também registadas seis mortes em poço (duas), em porto de abrigo (duas) e em piscina doméstica (duas), além de uma morte em barragem, outra em tanque, outra numa marina e outra numa valeta.

Em relação às idades, a maioria, 70,4%, tinha mais de 45 anos.

Recorde-se que em 22 de Maio os municípios propuseram ao Governo a participação da Marinha na vigilância e salvamento de banhistas nesta época balnear, devido à falta de nadadores-salvadores, além da criação de uma carreira profissional com uma tabela remuneratória que torne este sector mais atractivo.

Refira.se ainda que a escassez de nadadores-salvadores em Portugal já levou à importação de alguns destes profissionais, como é o caso dos sete argentinos que garantem a vigilância nas praias do distrito de Setúbal.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *