Atualidade

Polícia Judiciária em megaoperação para identificar crianças vítimas de crimes sexuais nos EUA

A Polícia Judiciária, através da Unidade de Combate ao Cibercrime e Criminalidade Tecnológica (UNC3T), participou na ‘Operação Renewed Hope II’ (Esperança Renovada II), que decorreu entre 26 de fevereiro e 8 de março no Estado norte-americano da Virgínia.

Esta operação permitiu a localização e identificação de 19 crianças vítimas de abuso sexual, 8 das quais resgatadas de situações atuais de abuso.

A operação foi conduzida pela Unidade de Combate à Exploração Sexual de Crianças da Homeland Security Investigations (HSI), o principal serviço de investigação do Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos da América, congregou 25 especialistas, representantes da Interpol e Europol e de agências nacionais de diversos países, com o objetivo comum de identificar e resgatar crianças vítimas de abuso e exploração sexual.

A investigação gerou 414 pistas contendo a localização e as prováveis identidades das crianças através de técnicas sofisticadas de investigação direcionadas a infratores que operam via internet, através da utilização de fóruns, sites, e-mail, salas de chat e aplicações de partilha de arquivos.

Durante estas duas semanas, os especialistas analisaram 95 567 arquivos que representam 121 GB de dados, o equiparável a cerca de 64 horas de imagens e vídeos transmitidos.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *