AlcocheteAtualidadeMontijo

‘Plataforma Cívica BA6 Não’ critica reportagem sobre ‘suposto’ abate de 250.000 sobreiros no Campo de Tiro de Alcochete

A ‘Plataforma Civica BA6 Não’ emitiu uma nota de imprensa, assinada por José Encarnação, na qual acusa uma reportagem da TVI sobre o novo aeroporto no Campo de Tiro de Alcochete de «roçar o ridículo e o grosseiro que importa corrigir».

Esta nota refere-se à reportagem emitida pelo canal televisivo no dia 26, quarta feira durante o Jornal Nacional, «com contornos grosseiros, não fundamentados e não sustentados, com características sensacionalistas induzindo ao alarme social e ambiental».

Na reportagem da TVI era apontada a possibilidade de «poder vir a ocorrer o abate de 250 mil sobreiros acaso o Novo Aeroporto venha a recair no Campo de Tiro de Alcochete», situação que a Plataforma contesta, alegando que «nessa reportagem não houve, sequer, o cuidado de ir verificar o Relatório do LNEC, de 2008, nem tão pouco o estudo elaborado pelo IDAD/Universidade de Aveiro em 2007».

A Plataforma frisa ainda que «não houve o cuidado e o rigor de consultar a informação da APCOR, Associação Portuguesa da Cortiça onde se informa que, em Portugal, a média de montado de sobro se situa entre os 120 e os 150 sobreiros por hectare.

Bastaria, assim, uma pequena conta aritmética para verificar que os 250.000 sobreiros ocupariam uma área que extravasa a estimada para as instalações do Aeroporto.»

Outro aspecto que a Plataforma refere é o facto de não ter sido consultada «a Declaração de Impacte Ambiental e as medidas nela insertas quando aos cuidados e obrigações de replantação de árvores, nomeadamente de sobreiros».

Acusam assim a TVI de preferir «ouvir duas organizações ambientalistas manifestamente adversárias e inimigas da solução Alcochete e defensoras da localização Vendas Novas. Localização essa em terrenos privados e que não constituem propriamente um ‘deserto’».

Assim, a Plataforma indica que «no estudo do IDAD/Universidade de Aveiro está feita a identificação das áreas e tipos de árvores existentes (mapa que anexamos na nota emitida pela Plataforma Cívica): 28 hectares de Eucalipto+Sobreiro, 27 hectares de Sobreiro+Pinheiro Bravo e 47 hectares de Sobreiro+Pinheiro Manso.

Desta forma se terá de concluir que, nem toda a superfície é constituída por sobreiros e, mesmo que o fosse, não se atingiriam mais de 13.000 árvores.»

A terminar a nota, a Plataforma frisa que «o país só ganhará se a Avaliação Ambiental Estratégica decorrer num clima de serenidade e de verdade.

A localização de um novo Aeroporto de Lisboa não se decidirá pela opinião dos que acham que “ali é melhor”.»


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *