País

PJ detém italiano e apreende meio milhão de euros em dinheiro no âmbito de operação europeia anti-máfia

A Polícia Judiciária revelou esta quarta-feira via comunicado que deteve em Portugal um homem italiano de 62 anos indiciado “pela prática de crimes de associação criminosa, de branqueamento de capitais, e de tráfico de estupefacientes, saldando-se na apreensão vastos elementos de prova, documentos, viaturas e dinheiro (cerca de meio milhão de euros), bem como o arresto dos activos de nove sociedades comerciais, incluindo cinco estabelecimentos de restauração”.

A ‘Eureka’ é uma operação policial europeia “de grande envergadura” que decorreu hoje em vários países, incluindo Portugal, focada em membros da organização criminosa italiana ‘Ndrangheta, segundo fontes judiciais.

“A nível nacional, esta acção policial teve lugar em Braga, Vila Nova de Gaia, Aveiro e Lisboa”, explica a PJ, acrescentando que, globalmente, a operação resultou na detenção de 108 suspeitos ligados à máfia. “A acção desenrolou-se no continente Europeu, nomeadamente em Itália, Alemanha, Espanha, França, Bélgica, Eslovénia, Roménia, e ainda na América do Sul, em países como no Brasil e no Panamá”.

A operação visou “o desmantelamento de uma organização criminosa, de estilo mafioso, conhecida por ‘Ndrangheta, originária da cidade de San Luca, em Régio-Calábria, Itália, sendo reconhecida como a maior organização policriminal italiana, com ligações ao Primeiro Comando da Capital do Brasil e responsável pelo transporte e tráfico de grandes quantidades de cocaína para a Europa, tráfico de armas, posse ilegal de armas, fraude e evasão fiscal, branqueamento de capitais e corrupção”.

Segundo a nota, a rede criminosa investigada é liderada por famílias poderosas da Calábria, que “estiveram envolvidas durante décadas em episódios de violência entre clãs, com vários confrontos armados em San Luca, que culminaram em tiroteios em massa em Itália e no estrangeiro, com particular destaque para o massacre de Duisburg, na Alemanha, em 2007”.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *