Atualidade

Piratas informáticos exigem resgate milionário ao Porto de Lisboa

A Administração do Porto de Lisboa (APL) foi alvo de um ataque informático no passado dia 25 de Dezembro e os piratas estão agora a exigir 1,4 milhões de euros para devolver o acesso aos dados, avisando que só esperam até ao próximo dia 18 de Janeiro.

Caso não sejam satisfeitas as suas exigências, os ‘hackers’ ameaçam publicar toda a documentação extraída a uma das maiores infraestruturas portuárias do país. A situação, garantem os especialistas, revela a fragilidade dos sistemas nacionais em sectores como o dos transportes.

Entretanto, a Administração do Porto de Lisboa (APL) admitiu, em declarações CNN Portugal, ter conhecimento de que “há dados na dark web e um pedido de resgate”, acrescentando que está a “analisar a dimensão do comprometimento” e a trabalhar em “estreita articulação” com o Centro Nacional de Cibersegurança, a Polícia Judiciária e a Comissão Nacional de Proteção de Dados. O Porto de Lisboa não especifica se vai pagar o resgate.

Segundo o especialista em cibersegurança Nuno Mateus Coelho, citado pelo canal, é urgente perceber se os piratas apenas tiveram acesso a um computador pessoal ou foram mais longe e conseguem controlar o servidor e outros serviços informáticos críticos da APL. “Dependendo do que possuem, este caso pode ser problemático. Se o problema for mais extenso pode mesmo haver um comprometimento do serviços de cargas e descargas de mercadorias que vêm nos navios, agravando a situação de crise na cadeia de abastecimento que já existe.”

O ataque foi efectuado por um grupo de piratas informáticos conhecido como Lockbit. Neste momento, na dark web é possível encontrar os dados sobre o resgate. Exigem 1,5 milhões de dólares (cerca de 1,4 milhões de euros) para não publicar toda a informação roubada.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *