Seixal

Parque dos Pioneiros abre ao público

Parque Infantil dos Pioneiros já abriu na Amora. Espaço foi totalmente requalificado para que os mais novos da Azinhaga do Roque tenham um local para se divertirem e brincarem.

O espaço já existia e tinha precisamente esta temática, no entanto, a Câmara Municipal do Seixal, em conjunto com a Junta de Freguesia de Amora, decidiu intervir e requalificar o local com novos equipamentos.

Inserida na aposta de requalificação de espaços de jogo e recreio do concelho, a obra demorou apenas cerca de um mês a ser concluída, tendo sido acrescentada, uma coleção de diversões lúdicas e uma área de piquenique com mesas e bancos.

Agora os meninos e meninas podem contar com um conjunto de baloiços, espaços multiusos, um balancé, um baloiço ninho, um escorrega e uma roda de equilíbrio. Já os pais podem sentar-se e relaxar nas novas mesas, que estão posicionadas para ficarem à sombra das árvores ou dos próprios prédios.

Paulo Silva, presidente da Câmara Municipal do Seixal, afirmou que a intervenção se insere na lógica da autarquia de “continuar a requalificar” e a melhorar o espaço público e de lazer, ao proporcionar o “livre usufruto do coletivo”.

A morada oficial para poder encontrar no GPS é Parque dos Pioneiros, Fogueteiro, 2845 Amora e fica apenas a 150 metros da Escola Secundária Manuel Cargaleiro, como ponto de referência.

Com nova pavimentação, o parque promete ter todas as condições para garantir a diversão e segurança dos miúdos, enquanto saltam, correm e gastam energias.

Esta ação trata-se de um investimento municipal que se enquadra na política de requalificação de espaços de jogo e recreio que planeia dar resposta à população infantil da zona de Azinhaga do Roque.

Os escorregas, as barras de elevação, os baloiços, as quedas, os acidentes, as memórias são locais de nostalgia para os pais e, com certeza, estes pretendem que os seus filhos também frequentem estes espaços de brincadeira e diversão.

No entanto, para isso acontecer, estes locais precisam de ser conservados e é nesse sentido que o Parque Infantil dos Pioneiros é alvo de uma profunda intervenção. Nota de que, quando um parque é usado por crianças, deve haver ao menos um adulto supervisionando, para evitar possíveis acidentes.

Uma curiosidade: Antes da criação do primeiro parque infantil a nível mundial, as crianças brincavam nas ruas e em espaços vagos próximos às suas casas. No século XIX, psicólogos do desenvolvimento, como Friedrich Fröbel, propuseram recreios para o auxílio no desenvolvimento através da introdução de conhecimentos de jogo limpo e boas maneiras às crianças. Na Alemanha, alguns espaços de recreio foram construídos com as escolas.

O primeiro parque público infantil construído para esse propósito foi inaugurado em Manchester, Inglaterra, em 1859. Já nos Estados Unidos da América, um dos primeiros parques infantis que existiu foi construído no Golden Gate Park, em São Francisco, em 1887. Em 1906, foi criada a Associação Americana de Playgrounds, que posteriormente deu origem a outra organização, denominada Associação Nacional de Recreação e Parques.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *