Palmela

Palmela | Câmara apresenta evolução do projecto Operação Integrada Local Poceirão-Marateca

A OIL Poceirão-Marateca será concretizada até 2025.

O Município de Palmela apresentou a evolução da Operação Integrada Local (OIL) Poceirão-Marateca aos parceiros, numa sessão de trabalho realizada em Junho, no âmbito da Semana de Freguesia de Poceirão.

A OIL Poceirão-Marateca, que será concretizada até 2025, com um pacote financeiro de 6,5M€, é constituída por 58 acções (42 das quais em curso) promovidas pela Câmara Municipal, União de Freguesias e 14 instituições de Poceirão e Marateca.

“Promover o desenvolvimento local, a coesão territorial e a qualidade de vida das/os munícipes são os objectivos centrais desta OIL”, indica a autarquia via comunicado.

No capítulo das acções físicas, o Município realizará, em breve, “acções de requalificação do Espaço Público; a ampliação da rede de esgotos domésticos em Cajados (Trav. 5 de Outubro e Rua 5 de Outubro); a ampliação, remodelação e reforço da rede de abastecimento de água (Forninho, Asseiceira e Fernando Pó); a requalificação da ruina da Igreja de S. Pedro da Marateca; a requalificação, eficiência energética e transição digital do Centro Cultural de Poceirão; a requalificação do Parque Mário Bento e a construção de dois polidesportivos (Águas de Moura e Cajados)”, lê-se ainda na nota.

Das acções imateriais a desenvolver pela Câmara Municipal, destacam-se “a promoção de educação e sensibilização ambiental, economia circular junto das adegas e agroindústrias; a viatura adaptada para promoção da actividade cultural e artística (OVO); a dinamização da Biblioteca no Centro Cultural de Poceirão e o Projeto Acordeão (capacitação para a música a partir do acordeão, envolvendo a comunidade, através dos Grupos de Folclore)”.

Recorde-se que a OIL Poceirão – Marateca é um projecto financiado ao abrigo do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, no quadro do Plano de Apoio às Comunidades Desfavorecidas da Área Metropolitana de Lisboa, com a implementação de acções que contribuirão para o desenvolvimento deste território, em sete áreas estratégicas: ambiente e valorização do espaço público, cidadania e empoderamento de comunidades, cultura e criatividade, educação, emprego e economia social, saúde e social.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *