Opinião

Os preliminares começam (muito) antes da cama

O desencontro sexual será um dos temas que mais trabalho, quer em psicoterapia individual, quer em terapia de casal. Constato assim que é muito comum as pessoas sentirem oscilações no seu desejo sexual e no desejo por se envolverem sexualmente com um parceiro.

Para muitos, subsiste ainda o mito relativamente à existência de uma líbido menos ativa nas mulheres. Tal carece de evidência científica, na prática o que constato é que continuamos a ter mulheres muito mais sobrecarregadas do que os homens, na sua multiplicidade de tarefas e que, naturalmente, chegam a casa exaustas e a sentirem-se tudo menos sensuais e sexualmente ativas.

Mas eu diria que o que acontece na cama, começa muito antes desse lugar. O desejo sexual constrói-se no quotidiano, no amor próprio, no autocuidado, nos bons tratos ao outro, na sedução de uma mensagem erótica, no envio de uma fotografia reveladora, em um convite para uma experiência nova…

Os preliminares iniciam-se assim, muito antes de os corpos se despirem e de começarem as carícias físicas. Os preliminares podem ser, sobretudo, emocionais e cognitivos. O corpo vai reagir a toda a fantasia criada e alimentada previamente e o encontro sexual será certamente muito mais prazeroso.

Experimente! Atreva-se a construir desejo e a sentir cada vez mais prazer, dentro e fora da cama!

Prof.ª Doutora Thaysa Viegas, Diretora Clínica da Maria Vinagre, Clínica de Empoderamento do Agridoce da Vida


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *