Oliveira do Hospital avança com construção de Centro de Recolha Animal
Centro de Recolha Animal é já uma realidade em Oliveira do Hospital.

O Município de Oliveira do Hospital vai avançar com a construção de um Centro de Recolha Animal – Canil/Gatil – um equipamento perspetivado para garantir o bem-estar e a sanidade animal, assim como a segurança das populações.
O auto de consignação desta obra, com um investimento de cerca de cem mil euros, foi assinado, esta semana, com a empresa Irmãos Lopes & Cardoso, Lda e terá um prazo de execução de 120 dias.
As obras vão requalificar as deficitárias instalações já existentes, na Zona Industrial da cidade, conferindo-lhes dimensão, novos serviços e a salubridade que se exige a este tipo de equipamento, do ponto de vista legal mas também ao nível do bem estar e saúde animal.
Assim, serão construídos três edifícios – um canil e um gatil mais um edifício de apoio – com capacidade instalada para recolha e acolhimento de cerca de 40 animais.
José Francisco Rolo, presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, explica que se trata de uma obra de responsabilidade e espírito ético, mas também de cumprimento da legislação criada para resolver problemas relacionados com animais errantes, proteção e bem-estar animal.
“É uma obra que vai ser uma realidade a breve prazo” como sublinhou durante a assinatura do auto de consignação o autarca, sublinhando que se tratar de “uma peça” que “encaixa num projeto maior de valorização e de ordenamento desta área da cidade”. Pois, conforme adiantou, nas próximas semanas, serão aceleradas as obras da Zona Industrial que irão redesenhar toda aquela área.
Como explicou também o presidente José Francisco Rolo, a autarquia vai igualmente requalificar todo o espaço da zona envolvente aos Estaleiros Municipais, corporizado através da construção do futuro Centro Municipal de Proteção Civil, obra entretanto adjudicada e que representa um investimento superior a 800 mil euros.
Nuno Ribeiro, vereador com o pelouro Serviços Veterinários e Bem-estar Animal, lembrou que era necessário “assegurar saúde pública, acautelar a questão dos animais errantes e criar melhores condições para os mesmos”, aspetos a que esta obra vem dar resposta. Na sua opinião, esta obra física terá de ser complementada com cada vez mais ações de sensibilização para a adoção responsável de animais e de campanhas de esterilização.
O Centro de Recolha Animal de Oliveira do Hospital – Canil/Gatil é uma estrutura indispensável para melhorar a resposta do Município de Oliveira do Hospital face aos desafios da saúde pública e bem estar animal, como também assinalou Pedro Couceiro, veterinário do Serviços Veterinários da autarquia, lembrando que este serviço recebe várias solicitações diárias relacionadas com diversas questões, desde a recolha de animais errantes ou de maus tratos.
“Isto implica que tenhamos umas infraestruturas com valências mínimas para que esta estrutura possa funcionar”, concluiu.
Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito







