AtualidadeDistrito de Setúbal

Oficial: D. José Ornelas nomeado como Bispo de Leiria-Fátima

Como tinha avançado o Diário do Distrito, o atual bispo de Setúbal e presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, José Ornelas, foi nomeado, esta sexta-feira, pelo Papa Francisco como o novo bispo da diocese de Leiria-Fátima.

A nomeação foi publicada hoje no Boletim de Imprensa da Santa Sé.

José Ornelas assumirá o novo cargo no dia 13 de março, continuando até essa data nas funções de administrador diocesano em Setúbal.

O atual bispo de Setúbal sucede assim ao cardeal António Marto, que renuncia ao seu mandato à frente da diocese de Leiria-Fátima, depois de algumas “complicações de saúde” que o obrigaram a ser internado em 2020, além de uma polémica nas contas financeiras do Santuário de Fátima.

O cardeal António Marto, contudo, justificou a decisão com o “limite das forças físicas e anímicas” para desempenhar esta missão, conforme se pode ler no site da agência Ecclesia.

“Consciente de maior limite das forças físicas e anímicas para exercer adequadamente o cargo, face às exigências pastorais da Diocese e do Santuário de Fátima, apresentei ao Santo Padre o pedido de renúncia ao governo pastoral da Diocese, quando completei 74 anos”, diz o cardeal numa mensagem à diocese.

“Quero agradecer, profundamente reconhecido, a compreensão tão paternal, tão amiga e afetuosa do Papa Francisco, manifestada pessoalmente, quando lhe apresentei o meu pedido”, diz António Marto.

O cardeal que deixa as funções na diocese de Leiria-Fátima fala ainda de “uma riqueza enorme e única” do seu sucessor, que vê como alguém capaz de “imprimir um novo impulso à renovação pastoral da Diocese e do Santuário de Fátima”.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *