Motor

O que é uma correia trapezoidal e para que é utilizada num automóvel?

Saiba para que serve...

Quando falamos das peças mais importantes de um automóvel, vale a pena recordar a correia trapezoidal. Porque é que lhe deve prestar muita atenção? Em primeiro lugar, porque é ela que acciona os acessórios individuais do automóvel. Entre outras coisas, esta peça não é utilizada apenas nos automóveis (embora seja nos seus dispositivos que as correias são mais comuns). Também são utilizadas na indústria pesada e para o funcionamento de artigos domésticos (por exemplo, máquinas de lavar roupa). Além disso, também são utilizadas em motociclos. Para mais informações sobre as correias trapezoidais e a sua utilização, consulte o artigo seguinte. 

Correias trapezoidais: qual é o seu objectivo?

Como já foi referido, esta correia desempenha um papel extremamente importante em qualquer máquina com um motor de combustão interna. Uma vez que acciona os acessórios individuais do seu veículo, é a correia que ajuda o alternador, o compressor do ar condicionado e a bomba de água da direcção assistida a funcionar. Actualmente, são utilizados três tipos de correias:

  • Clássica. De facto, este é o tipo mais popular. O facto é que é incrivelmente fiável e tem um bom desempenho em carros mais antigos. 
  • Para transmissões de baixa potência. São instaladas em veículos que estão sujeitos a cargas baixas. 
  • Engrenagens estreitas. Suportam as cargas elevadas provocadas pelas deslocações a alta velocidade. Além disso, o seu aspecto é ligeiramente diferente dos tipos acima descritos. Têm uma forma em V mais pronunciada. 

Naturalmente, cada um destes tipos é utilizado para determinadas cargas. Têm as suas próprias marcações específicas que podem informar o potencial comprador sobre a largura e o comprimento da correia. O código, por sua vez, indica a carga que a peça pode suportar.

De que são feitas as correias trapezoidais e como funcionam?

As correias trapezoidais modernas são fabricadas com borracha, metal e plástico. Na versão clássica, esta peça tem a forma de V. No entanto, também pode ter uma forma diferente. A correia é feita de quatro camadas de revestimento e é um produto que não tem princípio nem fim. O facto é que os produtores conceberam esta peça de forma a ter uma forma de laço, que é simplesmente fixada aos elementos sobre os quais é suposto rodar. 

Qual é a construção desta peça e o que é que ela faz exatamente? Assim, para começar, vale a pena esclarecer que a correia foi concebida para transmitir binário. A correia trapezoidal entra nas ranhuras da polia do alternador. Isto é possível porque as polias têm uma forma tal que a correia se encaixa exatamente nas ranhuras. Porque é que isto é necessário? Graças a esta construção inteligente, é possível obter um acoplamento óptimo. Isto cria fricção que é utilizada para transferir a energia para os acessórios acima mencionados.

Foto da correia trapezoidal estriada obtida em pecasauto24.pt

Porque é que é necessária uma correia trapezoidal no seu automóvel?


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *