País

O bispo José Ornelas classifica a Jornada como um “laboratório de futuro”

O bispo de Leiria-Fátima disse que a JMJ de Lisboa 2023 é um sonho para um mundo melhor, que cuida do planeta, seja mais fraterno, seja solidário e seja mais feliz.

De acordo com José Ornelas, o qual é também o líder da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), a JMJ representa a rejeição de todas as formas de discriminação, exploração e abuso.

Na celebração realizada hoje no Parque da Cidade de Leiria, que reuniu cerca de 7.500 jovens estrangeiros que participaram dos Dias das Dioceses em Leiria-Fátima, o bispo exortou os jovens a participarem da construção de um mundo novo e estarem dispostos a cuidar e servir.

A escuta é a primeira e a mais importante ação para escutar nesta JMJ — ouvir a voz divina. Esta JMJ é uma oportunidade para ouvir a voz de Deus, seja na celebração, no canto, na dança, nos novos conhecimentos e amizades, mas também no silêncio do coração que se abre à escuta, disse José Ornelas.

O presidente da CEP disse que Deus quer uma Igreja que cuide bem dos mais fracos. A Igreja precisa cuidar das pessoas mais fracas, que passam fome, sofrem abusos, fogem das coisas más, que querem justiça e que estão sozinhos.

Lisboa foi escolhida pelo Papa Francisco para a próxima edição da Jornada Mundial da Juventude, que será realizada entre os dias 01 e 6 de agosto. As principais cerimónias serão no Parque Eduardo VII e no Parque Tejo, ao norte do Parque das Nações, na margem ribeirinha do Tejo, em terrenos dos municípios de Lisboa e Loures.

A JMJ surgiu como uma iniciativa do Papa João Paulo II, após um encontro realizado em Roma, no Ano Internacional da Juventude.

No ano de 1986, o primeiro encontro ocorreu em Roma, seguindo o modelo adotado atualmente em Buenos Aires (1987), Santiago de Compostela (1989), Czestochowa (1991), Denver (1993), Paris (1995), Paris (2000), Toronto (2002), Colónia (2005), Sidney (2008), Madrid (2011), Rio de Janeiro (2013), Cracóvia (2016) e Panamá (2019).

A edição de 2022, que contará com a presença do Papa Francisco, estava inicialmente programada para 2022, mas foi adiada devido à pandemia de covid-19.

O Papa Francisco foi o primeiro a se inscrever na JMJ Lisboa 2023, no dia 23 de outubro de 2022, no Vaticano, após a celebração do Angelus.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *