AtualidadeDistrito de SetúbalDistritos

Novo Plano de Reorganização das Urgências limita funcionamento de 36 serviços de urgência

A Direção Executiva do SNS publicou um novo plano de reorganização das urgências que abrange 36 serviços de urgência com limitações na próxima semana, de 26 de novembro a 2 de dezembro.

Neste período, dos 83 pontos existentes em todo o país, 36 (43%) terão constrangimentos em algumas especialidades e 47 (57%) estarão a funcionar em pleno., segundo o novo plano divulgado pela Direção Executiva do SNS.

Este novo plano define alterações em 10 pontos da rede de serviço de urgências, com a Região de Lisboa e Vale do Tejo a ter 13 das 19 urgências a funcionar condicionadas em algumas especialidades e a Região do Alentejo com 3 dos 12 pontos de urgência limitados.

No documento hoje divulgado, a DE-SNS volta a lembrar que os serviços de urgência devem dar prioridade à receção/admissão/triagem dos doentes transportados em ambulâncias e encaminhados pelos Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM, para «libertar rapidamente os meios para resposta a novas ocorrências».

Assim, na Região de Lisboa e Vale do Tejo (península de Setúbal) haverá dificuldades de resposta no Garcia de Orta (Almada) em ginecologia, pediatria, cirurgia geral, ortopedia e Via Verde AVC, nalguns dias da semana, com os doentes a serem vistos em Setúbal e no Lisboa Central.

No Montijo serão a ginecologia e a pediatria a terem algumas dificuldades, assim como no Centro Hospitalar de Setúbal.

Na Unidade Hospitalar do Barreiro as dificuldades vão ocorrer nas especialidades de ginecologia e pediatria durante quase toda a semana (exceção a 26), com os doentes a terem de ser vistos no Garcia de Orta e no Lisboa Central.

Também para o Hospital Garcia de Orta vão ser encaminhados os doentes da Via Verde AVC da Unidade Hospitalar do Baixo Alentejo – Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica, no período diurno do dia 2 de dezembro.

Os doentes devem, sempre que possível, em caso de doença aguda, ligar previamente para a Linha SNS24 (808 242 424) e em situações de urgência ou emergência, deverão contactar o 112, que encaminhará a chamada para o INEM.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *