País

Nova onda de (muito) calor a partir de domingo

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Uma massa de ar quente com origem no Norte de África vai fazer com que os termómetros disparem em Portugal Continental, principalmente a partir de domingo, 20 de Agosto.

Assim, e segundo as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), amanhã, sábado, 19 de Agosto, o céu apresentar-se-á “geralmente pouco nublado, apresentando-se muito nublado no litoral oeste, com ocorrência de períodos de chuva até meio da tarde e pequena subida da temperatura máxima”. As temperaturas chegarão a um máximo de 30ºC em Setúbal, 32ºC em Lisboa e 25ºC no Porto.

Já para domingo as previsões do IPMA são um pouco diferentes, com “céu pouco nublado, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral oeste, em especial até ao meio da manhã”. O vento deverá soprar “fraco a moderado (até 30 km/h) do quadrante norte, temporariamente de sudoeste no sotavento algarvio durante a tarde, soprando por vezes forte (até 40 km/h) na faixa costeira ocidental a sul do Cabo da Roca e nas terras altas do Centro e Sul a partir da tarde”.

Há também a “possibilidade de formação de neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais do litoral oeste” e prevê-se a “subida das temperaturas, em especial das máximas, excepto no litoral das regiões Norte e Centro”.

Alguns distritos do continente chegarão mesmo aos 40ºC, “principalmente no Interior Centro e Sul e no Algarve”. Para Setúbal é esperada mínima de 21ºC e máxima de 36ºC. Já Faro chegará aos 39ºC, assim como Évora. Lisboa chegará aos 34ºC e o Porto mantém-se nos 25ºC.

Ainda segundo os meteorologistas, para segunda e terça-feira são esperadas temperaturas máximas de 42ºC em alguns locais de Portugal Continental, como no distrito de Beja. Por isso, serão 11 os distritos que estarão sob aviso amarelo a partir de segunda-feira, 21 de Agosto. A saber: Setúbal, Vila Real, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Faro, Bragança, Lisboa, Viseu, Évora e Beja. Ainda assim, o IPMA prevê que este aviso possa passar a laranja.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *