AlcocheteCantinho da BicharadaReportagem

No Dia Mundial do Animal os 2RS rumaram a Alcochete

No domingo em que se assinala o Dia Mundial do Animal, os 2 Rodas Solidárias (2RS) voltaram a juntar-se para apoiar a causa animal.

Cerca de duas dezenas de amigos das duas rodas visitaram as instalações do Centro Municipal de Recolha de Cães de Alcochete, para deixar doações de alimentos e outros bens, destinados à Associação «Os Canitos».

Fundada a 12 de Agosto de 2004, a Associação tem como objectivo a defesa, protecção e tratamento de animais domésticos em risco e de animais abandonados no concelho de Alcochete.

Com uma parceria com o Centro Municipal de Recolha de Cães de Alcochete (canil municipal), garante os cuidados médico-veterinários, passeios, apadrinhamento e parte da alimentação dos animais recolhidos pelo município de Alcochete, promovendo também, a sensibilização para a sobre-população dos animais errantes ou abandonados do concelho.

“Temos cá agora entre 86/87 cães, mais os que estão em famílias de acolhimento e outros nas casas de elementos da Associação” explicou ao Diário do Distrito Sandra Ribeiro, funcionária do Centro de Acolhimento, uma vez que não se encontrava presente nenhum representante d’«Os Canitos».

Alguns dos cães que aguardam novas familias

Em relação ao abandono de animais, Sandra Ribeiro explica que “é por fases… antes do Natal há uma subida nas adopções, mas depois do Natal os abandonos sobem em flecha… as pessoas percebem que um animal não é um brinquedo, que dá trabalho e despesa.

Durante o período de confinamento não tivemos muitos casos de abandono, mas de há cerca de um mês para cá tem sido muito complicado. Ainda hoje de manhã deixaram aqui mais um animal.”

E os casos repetem-se. “Deixam-nos acorrentados ao portão, atiram-nos por cima da grade, como fizeram a quatro cães, sempre sem chip, ou em caixas, como também deixaram aqui quatro bebés.

Momento da entrega dos mimos

Só recolhemos animais do concelho, mas já apareceram aqui animais registados no Entroncamento.” Todos os primeiros domingos de cada mês, os 2RS organizam passeios solidários a associações de apoio a animais, em que podem participar os que gostam de duas rodas, mas também os que se deslocam em quatro rodas. Siga as iniciativas na página: 2 Rodas Solidárias.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *