AtualidadeComunicados de ImprensaUncategorized

Nasceu no Zoo de Lisboa, o Panda mais ameaçado

Quase, quase a entrar nas festividades de Natal, eis que o Jardim Zoológico de Lisboa anuncia a chegada do “seu menino Jesus”: trata-se do nascimento de uma cria de Panda-Vermelho, uma espécie em perigo, rara e curiosa, tal como identifica o Zoo de Lisboa.

Em comunicado o Jardim Zoológico explica que, “com seis meses de idade, a pequena cria começa agora a explorar a instalação permitindo a observação por parte dos visitantes mais atentos. Ao visitar o panda será importante saber que este pequeno mamífero apresenta comportamentos maioritariamente arbóreos pelo que, se não o encontrar a alimentar-se entre os bambus da instalação, deverá procurar na copa das árvores”.

O pequeno panda veste de vermelho e traz os bigodes brancos… tem uma pelagem densa e uma longa cauda, que o protege e lhe mantém a temperatura do corpo. Adapta-se ao frio que se nota em algumas regiões, como sendo as florestas ou montanhas entre a China ou o Nepal.

   

Foto: Zoo de Lisboa

Panda-Vermelho – da espécie em perigo às folhas de bambu…

Uma das características do Panda-Vermelho, é a sua dentição de omnívoro e tubo digestivo, apesar de se alimentar principalmente de folhas de bambu.

É considerado como espécie em perigo pela União Internacional para a Conservação da Natureza, já que a população destes animais, apresenta uma tendência descrescente, tratando-se a degradação do seu habitat natural como as principais ameaças.

Também a dificuldade de reprodução dos pandas-vermelhos é considerado um “problema”, já que o período fértil das fêmeas acontece apenas uma vez por ano, e dura entre 12 e 36 horas.

Apenas rematar que segundo a nota do Zoo, que “tem como principal missão a conservação da natureza, o Jardim Zoológico assume-se como uma Arca de Noé que preserva indivíduos de diferentes espécies a fim de evitar a sua extinção. Através do seu Fundo de Conservação, o Zoo apoia projetos no habitat natural para promover a sua  recuperação e travar as ameaças a que estão expostos”.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *