Sesimbra

Museu de Sesimbra presente em encontro internacional

O Museu Marítimo de Sesimbra participou na 28.ª edição do Fórum da Associação de Museus Marítimos do Mediterrâneo, que decorreu no início de outubro, no Museu do Mar de San Benedetto de Tronto, em Itália.

Neste encontro, dedicado ao património cultural imaterial e à sua relação com as comunidades costeiras, foi apresentado o projeto Museu Marítimo de Sesimbra — Centro Cultural Costeiro — Sesimbra, um projeto de promoção do património costeiro para o século XXI, comparticipado pelo programa financeiro EEA Grants.

A presença neste fórum, em que o museu sesimbrense foi a única entidade portuguesa representada, constitui mais um contributo para a divulgação do Museu Marítimo, reconhecido no plano nacional e internacional pelo trabalho desenvolvido no âmbito da preservação e promoção da cultura, história e identidade local, associadas ao mar.

No encerramento do Fórum, o testemunho da próxima organização, um prato desenhado pela artista plástica italiana Gianfranca Straccia, inspirado no mar e na beringela, símbolo da associação, foi passado a Sesimbra, uma vez que o Museu Marítimo irá acolher, entre 2 e 5 de outubro de 2024, a 29.ª edição deste evento, que será subordinada ao tema Museus e Comunidades Marítimas, que deverá contar com mais de uma centena de museólogos europeus.

A ligação de Sesimbra ao mar e à pesca, cujas evidências históricas transportam-nos até há 5 mil anos, é apresentada ao público de uma forma organizada e sistematizada, onde as novas tecnologias convivem, lado a lado, com o saber dos homens do mar.

O Museu Marítimo de Sesimbra está dividido por temáticas que ocupam vários espaços existentes na Fortaleza de Santiago. A receção situa-se junto ao Posto de Turismo, à entrada do monumento. Após adquirir o ingresso e ser devidamente enquadrado, o visitante poderá circular pelos vários espaços e optar por organizar a sua própria visita.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *