Montijo

MONTIJO – Inaugurado Monumento de Homenagem aos Combatentes

No dia 24 de novembro a Câmara Municipal do Montijo inaugurou o Monumento de Homenagem aos Combatentes da 1.ª Guerra Mundial, numa cerimónia que contou com mais de uma centena de pessoas e foi presidida pela secretária de Estado da Defesa Nacional, Ana Santos Pinto.

O monumento, localizado na Praça 5 de Outubro, foi inaugurado no âmbito das comemorações do centenário do Armistício, tendo sido abençoado pelo Padre João Rosa, da Paróquia do Divino Espírito Santo.

Com este monumento, o Montijo juntou-se a um total de “102 lugares no país e no estrangeiro onde se distinguiram aqueles que caíram há um século ao serviço do país no centro da Europa e no sul da África”, referiu o tenente-general Chito Rodrigues, elogiando, ainda, o contributo da autarquia no apoio e reconhecimento aos antigos combatentes, salientando a nova sede e os dois monumentos existentes na cidade.

“Este é um tributo que se reveste de grande significado e gratidão para com aqueles que sacrificaram a sua vida em nome de uma causa maior. Homenageamos hoje, em particular, os combatentes da I Guerra, mas mais que uma época, um regime e uma batalha homenageamos todos aqueles que serviram e servem o país ao serviço das Forças Armadas”, afirmou Ana Santos Pinto.

O presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta, enalteceu igualmente a importância das Forças Armadas: “hoje, mais que nunca, celebramos as nossas Forças Armadas. Os combatentes de há 100 anos merecem o nosso reconhecimento e homenagem, tal como aqueles que realizam hoje missões militares. Sem respeito e prestígio pelos militares não há democracia e paz”.

Para além da inauguração do monumento, a cerimónia contou, ainda com a distinção pelo Núcleo do Montijo da Liga dos Combatentes a três combatentes montijenses: o soldado Custódio Braço Forte, o 2.º sargento Raimundo Viegas e o major Luís Baptista, que receberam um Medalhão Comemorativo do Centenário da 1.ª Guerra Mundial.

Fonte: Câmara Municipal do Montijo


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *