Montijo

Montijo | Esquadrilha de Helicópteros da Marinha assinala 30 anos na BA6

A Esquadrilha de Helicópteros, localizada na Base Aérea n.º 6, no Montijo, vai assinalar o seu 30.º aniversário esta quarta-feira, 25 de outubro, durante a manhã.

A cerimónia contará com a presença da Ministra da Defesa Nacional, Helena Carreiras, do Secretário de Estado da Defesa Nacional, Carlos Alberto Lopes Pires, do Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, General José Nunes da Fonseca, do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, Henrique Gouveia e Melo, entre outras entidades.

Criada no mesmo ano, em 1993, a 8 de junho a Esquadrilha de Helicópteros tem origem com o processo de aquisição das fragatas Vasco da Gama.

A esquadrilha de helicópteros tem como missão principal o aprontamento de destacamentos de helicópteros, unidades operacionais constituídas por 13 elementos, para a operação a partir de fragatas.

A missão da esquadrilha de helicópteros não se restringe apenas a este aprontamento, pois, a formação e o treino do pessoal quer da unidade quer da esquadra são peças fundamentais no cumprimento da missão principal.​

Após 30 anos de existência passaram pela Esquadrilha de Helicópteros mais de 400 militares, que permitiram criar 27 destacamentos de voo, e levaram a cruz de cristo a 113 portos nacionais e estrangeiros, voando mais de 24.000 horas (atingidas 01 junho 2023) em segurança.

Atualmente, a Esquadrilha de Helicópteros é constituída por 100 militares, sendo comandada pelo capitão-de-fragata Hugo Baptista Cabral.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *