AgendaMontijo

Montijo assinala 83.º aniversário do nascimento do Maestro Jorge Peixinho

No dia 20 de janeiro, data em que se comemora o 83.º aniversário do nascimento do Maestro Jorge Peixinho, a Câmara Municipal do Montijo prepara um conjunto de iniciativas para assinalar a efeméride.

Nessa sexta-feira, às 15h00, no Jardim das Nascentes, que integra a Casa da Música Jorge Peixinho, vai ser inaugurado um mural de arte urbana de homenagem ao compositor, da autoria do artista ASUR. 

De seguida serão assinados dois protocolos, um com a Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa e outro com a Companhia Mascarenhas-Martins Associação Cultural.

O município de Montijo e a Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa vão assinar um protocolo com vista ao tratamento museológico do espólio municipal do Maestro Jorge Peixinho.

O protocolo a assinar entre o Município do Montijo e a Companhia Mascarenhas-Martins Associação Cultural visa a criação de um programa de desenvolvimento cultural do auditório Casa da Música Jorge Peixinho por parte da associação.

O final da cerimónia (16h00) conta com um apontamento musical do Grupo de Música Contemporânea de Lisboa (GMCL), fundado em 1970 por Jorge Peixinho, que foi o primeiro grupo português de música contemporânea.

O Maestro Jorge Peixinho (1940-1995) nasceu no Montijo e foi um dos mais importantes compositores portugueses do século XX, tendo um papel fundamental na atualização do panorama musical do país entre 1961 e meados da década de 1980, não apenas através da sua atividade criativa, mas também enquanto incansável divulgador, ensaísta e intérprete.

O Município de Montijo reabilitou e requalificou a antiga Casa da Quinta das Nascentes para acolher o equipamento coletivo a Casa da Música Jorge Peixinho, com inauguração prevista para o próximo dia 25 de abril, numa consagração do trabalho do músico montijense.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *