Distrito de Lisboa

Mau tempo: Famílias e comerciantes de Loures têm até esta terça-feira para pedir apoio municipal

Loures foi um dos concelhos mais fustigados pelo mau tempo que na semana passada se abateu sobre a região da Grande Lisboa, pelo que a autarquia accionou o Fundo de Emergência Municipal, dotado em um milhão de euros, para apoiar famílias e comerciantes com prejuízos.

Agora, a autarquia avisa que as famílias e os comerciantes do concelho devem manifestar a necessidade de recorrer a esse Fundo até esta terça-feira. Em nota de imprensa, a autarquia refere que os afectados devem expor “as situações e os danos causados devidamente comprovados” – através de fotografias e de prova dos pedidos por meios de socorro, por exemplo – e entrar em contacto com a Linha de Apoio Municipal (800 100 176) até ao final do dia hoje.

A autarquia já tinha referido que as famílias a apoiar serão “aquelas cujo recheio das habitações ficou destruído pela intempérie”, sem adiantar detalhes sobre os comerciantes.

O município de Loures foi dos mais afetados do distrito de Lisboa pelas fortes chuvas que caíram desde a noite de dia 7, estimando-se que os prejuízos ascendam a “mais de 20 milhões de euros”. A autarquia refere já ter investido “mais de 700 mil euros ao abrigo do Plano Municipal de Emergência e Protecção Civil”.

As maiores inundações ocorreram em zonas habitualmente sensíveis, como a Baixa de Loures, a Flamenga e a Ponte de Frielas. Fanhões, Lousa e Unhos foram as zonas mais afectadas por aluimento de terras, taludes e muros de contenção, sobretudo em áreas mais isoladas e com poucas habitações, obrigando à interdição de vias.

O município registou mais de 160 ocorrências e teve no terreno mais de 400 operacionais, contabilizando 12 desalojados, acompanhados pelos serviços camarários.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *