Atualidade

Marinha cria nova unidade X31

A Marinha Portuguesa criou a unidade X31, semelhante a uma esquadrilha que opera sistemas não tripulados (SNT) aéreos, superfície, subsuperfície e terrestres.

A principal missão da nova unidade é garantir o aprontamento destes sistemas, assim como coordenar o desenvolvimento de doutrina, padrões de prontidão e o treino dos sistemas não tripulados para o seu emprego operacional.

A Base Naval de Lisboa recebeu, no dia 9 de Fevereiro, a cerimónia de inauguração e da tomada de posse do capitão-de-fragata Ricardo Faias Martins como Comandante da primeira unidade X31, momento que contou com a presença do Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante Henrique Gouveia e Melo, e do Comandante Naval, Vice-almirante Nuno Chaves Ferreira, entre outras entidades.

No discurso, durante a cerimónia, o Almirante Gouveia e Melo enalteceu o marco que assinala esta nova unidade e a importância de uma Marinha útil e focada para, no futuro, possuir este tipo de sistemas na sua esquadra.

O Capitão-de-fragata Ricardo Faias Martins nasceu em 1980 e é natural do Porto. Ingressou na Escola Naval em 2000, tendo concluído a licenciatura em Ciências Militares Navais, classe de Marinha, em 2005.​

Ao longo da sua carreira militar desempenhou diversas funções, nomeadamente como Gunnery Officer (GUNO) a bordo da fragata D. Francisco de Almeida entre 2012 e 2016, Chefe de Departamento de Operações da Escola de Tecnologias Navais (ETNA) entre 2018 e 2019, e em 2019 destacou para a fragata Vasco da Gama como Chefe do Departamento de Operações.

emblema da Unidade


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *