Atualidade

Marinha coordenou 36 ações de busca e salvamento em Novembro

A Marinha, através dos Centros de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa, de Ponta Delgada e do Subcentro do Funchal, coordenou durante o mês de novembro 36 ações de busca e salvamento marítimo das quais resultaram 12 vidas salvas.

«Desde o início do ano, ocorreram 391 ações de busca e salvamento marítimo, das quais resultaram um total de 338 vidas salvas» refere o comunicado divulgado pela Marinha.

«Até ao final do mês passado, novembro, foram registados 232 incidentes em que foram salvas 300 pessoas na área correspondente ao Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo (MRCC) de Lisboa.

Na área de responsabilidade do MRCC de Ponta Delgada foram coordenadas 137 ações de busca e salvamento, tendo sido resgatadas 66 pessoas.

No Subcentro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo do Funchal foram coordenadas 22 ações de busca e salvamento tendo sido salvas 22 pessoas.»

O sucesso destas ações conta com o contributo de diferentes organizações e o empenho de meios de diversas entidades nomeadamente da Marinha Portuguesa, da Autoridade Marítima Nacional, da Força Aérea Portuguesa (FAP) e outras entidades pertencentes à Estrutura Auxiliar do Sistema Nacional de Busca e Salvamento, em especial o Instituto Nacional de Emergência Médica – Centro de Orientação de Doente Urgentes no mar (INEM CODU-MAR), os Serviços Nacionais e Regionais de Proteção Civil e Bombeiros, as Administrações Marítimas e Portuárias, entre outros organismos.

Além destes, a Marinha destaca «o apoio prestado pelos navios mercantes e embarcações de pesca nas ações de busca e salvamento, que se desviam das suas rotas comerciais para prestarem o auxílio necessário, conforme a coordenação dos Centros Nacionais – MRCC Lisboa e MRCC Delgada».

Os Centros de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo foram já reconhecidos a nível nacional e internacional pelo trabalho desenvolvido.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *