Distrito de Lisboa
Em Destaque

Marinha assina contrato para a construção do NPR D. João II

A construção do Navio terá um investimento de 132 milhões de euros.

Na manhã desta sexta-feira (24) no Pavilhão das Galeotas do Museu da Marinha em Lisboa, a Marinha portuguesa assinou o contrato para a construção da nova plataforma Naval Multifuncional (PNM).

A construção da PNM será financiada com verbas do Plano de Recuperação e Resiliência, mas também com investimento estatal. A sua produção está encarregue do grupo holandês “Estaleiros DAMEN”.

O Navio da República Portuguesa (NPR) terá o nome de “D. João II”, prestando homenagem ao antigo rei de Portugal. É esperado que a plataforma naval entre ao serviço da marinha no ano de 2026.

Este novo Navio trata-se de uma plataforma polivalente de alta tecnologia que conta com funcionalidades de um navio de vigilância oceânica e de investigação oceanográfica, principalmente em cenários de emergência.  Está habilitado para desenvolver várias ações, como, por exemplo: “operações de emergência, vigilância e investigação científica, monitorização ambiental e meteorológica”, é esperado que esta plataforma Naval Multifuncional contribua para a “expansão do conhecimento do oceano” e para “o desenvolvimento económico do país”.

A cerimónia contou com a presença do chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante Henrique Gouveia e Melo, a ministra da Defesa, Helena Carreiras e com o primeiro-ministro António Costa que também discursou no final da cerimónia.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *