Marinha assina contrato para a construção do NPR D. João II
A construção do Navio terá um investimento de 132 milhões de euros.
Na manhã desta sexta-feira (24) no Pavilhão das Galeotas do Museu da Marinha em Lisboa, a Marinha portuguesa assinou o contrato para a construção da nova plataforma Naval Multifuncional (PNM).
A construção da PNM será financiada com verbas do Plano de Recuperação e Resiliência, mas também com investimento estatal. A sua produção está encarregue do grupo holandês “Estaleiros DAMEN”.
O Navio da República Portuguesa (NPR) terá o nome de “D. João II”, prestando homenagem ao antigo rei de Portugal. É esperado que a plataforma naval entre ao serviço da marinha no ano de 2026.
Este novo Navio trata-se de uma plataforma polivalente de alta tecnologia que conta com funcionalidades de um navio de vigilância oceânica e de investigação oceanográfica, principalmente em cenários de emergência. Está habilitado para desenvolver várias ações, como, por exemplo: “operações de emergência, vigilância e investigação científica, monitorização ambiental e meteorológica”, é esperado que esta plataforma Naval Multifuncional contribua para a “expansão do conhecimento do oceano” e para “o desenvolvimento económico do país”.
A cerimónia contou com a presença do chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante Henrique Gouveia e Melo, a ministra da Defesa, Helena Carreiras e com o primeiro-ministro António Costa que também discursou no final da cerimónia.
ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito