Atualidade

Mariana Mortágua arguida em processo reaberto a pedido de advogado militante do Chega

A deputada do Bloco de Esquerda Mariana Mortágua foi constituída arguida no passado dia 6 de Abril, avança esta quinta-feira a CNN Portugal. Em causa o processo que diz respeito à acumulação do subsídio de exclusividade como deputada com o pagamento pelo seu comentário televisivo no programa Linhas Vermelhas, da SIC Notícias.

Os crimes em causa são peculato e recebimento indevido de vantagem, depois de Mortágua ter acumulado, a partir Outubro de 2020, o subsídio de exclusividade da Assembleia da República e o pagamento pelo comentário televisivo, na altura já considerado proibido por um parecer da Comissão de Transparência.

Mariana Mortágua devolveu o subsídio de exclusividade que recebeu durante cinco meses e passou a exercer a função de comentadora política em regime ‘pro bono’, facto que levou a Comissão de Transparência e Estatuto dos Deputados a arquivar o processo.

O processo também já havia sido arquivado pelo Departamento de Instrução Criminal, mas Carlos Alberto Alves, um dos cidadãos que fizeram a denúncia ao Ministério Público, pediu a abertura da instrução do processo ao Tribunal Central de Instrução Criminal.

Conforme noticiou na altura o jornal Público, o advogado deste cidadão, Luís Gonçalves Pereira, foi o sexto da lista do Chega por Lisboa às legislativas do ano passado.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *